A importância da Impermeabilização
A impermeabilização faz parte dos sistemas construtivos e seus componentes, visam garantir a proteção dos elementos da edificação que venham a sofrer com a ação de fluidos, vapores e umidade. É fundamental na durabilidade das edificações, já que a água é um dos principais agentes responsáveis pela formação de diversas manifestações patológicas.
É importante impermeabilizar os subsolos, lajes, fachadas, banheiros, áreas molhadas, varandas jardineiras, caixa d’água, cisternas, piscinas, calhas e outros. Para isso existem diversas técnicas, métodos e materiais disponíveis no mercado cada um com indicação e desempenho específicos, portanto são necessários estudos e análises de parâmetros técnicos para elaboração do projeto de impermeabilização.
Um erro comum em sistema de impermeabilização é a própria escolha do método e material, isso acontece devido a falta de projeto, o que leva a uma escolha do sistema de impermeabilização de forma aleatória, sem fundamento técnico. Um exemplo comum disso é manta asfáltica aluminizada em coberturas que tem demanda para acesso a caixa d’agua e outros sistemas que exigem manutenção periódica constante e trafego sobre a superfície em que o sistema foi aplicado.
O que funciona bem em um local pode não ter o mesmo desempenho ou ser recomendado que se aplique em outro.
Sistemas de impermeabilização são um dos itens que avaliamos criteriosamente na vistoria de entrega de chaves pois 87% dos imóveis vistoriados apresentaram manifestações patológicas visíveis relacionadas a esses sistemas. Sendo que as patologias encontradas podem gerar futuras patologias em outros sistemas, danos e prejuízos ao proprietário do imóvel.
Os sistemas de impermeabilização têm a função de proteger a edificações de malefícios causados pela água, provenientes de infiltrações, eflorescência e vazamentos. São importantes para o desempenho das edificações e precisam de cuidados e manutenções principalmente no período anterior as chuvas.