6 sinais de que seu carro precisa de reparos
Se poças de óleo ou fluidos estiverem visíveis na garagem, ou se houver resquícios de lubrificante em partes externas do motor, é hora de levar o carro à oficina para uma avaliação detalhada. Vazamentos podem indicar problemas em diversos componentes do veículo, como motor, transmissão, freios e arrefecimento.
Nível dos fluidos baixando rapidamente
Mesmo sem sinais óbvios de vazamentos, se o nível de qualquer fluido essencial (arrefecimento, óleo, fluido de freio etc.) diminuir rapidamente, é imperativo procurar um mecânico para diagnóstico e reparo. Um nível baixo de fluido pode causar danos graves ao veículo.
Luzes no painel
Luzes indicativas no painel não devem ser ignoradas. Cada símbolo iluminado representa um sistema específico e sua compreensão pode ajudar a evitar contratempos mais graves. Algumas luzes que indicam a necessidade de reparos mecânicos são: luz de óleo, luz de freio, luz de injeção eletrônica e luz de temperatura.
Perda de potência
Caso ocorra uma queda no desempenho do veículo, como perda de potência, isso pode significar problemas nos componentes do motor que requerem a atenção de um mecânico. A perda de potência pode ser causada por diversos fatores, como falhas no motor, problemas na injeção eletrônica ou no sistema de ignição.
Mau funcionamento
Falhas no conjunto de freios, como aumento da distância de frenagem ou pedal “borrachudo”, são sinais de mau funcionamento que precisam de revisão e possível manutenção. Os freios são um componente essencial de segurança do veículo e devem ser mantidos em boas condições.
Barulhos incomuns
Ruídos anormais no motor, coxins, amortecedores, suspensão ou freios são indicativos claros de que uma avaliação profissional é necessária. Barulhos anormais podem indicar problemas que podem se agravar com o tempo.
Precauções indispensáveis
Para prevenir esses inconvenientes é imprescindível efetuar a manutenção regular, aderir ao plano específico da montadora para o automóvel e optar por produtos que atendam às recomendações do fabricante para cada componente.
“Os motoristas devem sempre contar com o auxílio de um mecânico de confiança para a realização das manutenções periódicas e em casos de adversidades como as citadas acima. Nessa situação, a negligência pode comprometer a segurança e resultar em situações inesperadas e até acidentes”, reforça Danilo Silva, engenheiro de aplicações da Motul.