Volkswagen cria couro vegano
A Volkswagen anunciou na última semana uma novidade em direção a um futuro mais sustentável na indústria automotiva. A montadora alemã firmou uma parceria com a startup Revoltech para desenvolver um novo material para revestir os interiores dos carros: o LOVR, um “couro vegano” feito a partir de fibras de cânhamo, derivada da Cannabis sativa, a planta da maconha.
Segundo a Volks, o LOVR (leather-free, oil-free, vegan and residue-ba-sed, ou “sem couro, sem óleo, vegano e à base de resíduos” na tradução livre), é um material totalmente sustentável, produzido a partir de recursos renováveis e recicláveis.
Ele imita a aparência e a textura do couro animal, mas sem os impactos ambientais. O cânhamo utilizado na produção do material vem de campos regionais ou de resíduos industriais, e as fibras são totalmente recicláveis ou compostáveis.
A Volkswagen afirmou que planeja adotar o novo tipo de material a partir de 2028, provavelmente em sua nova linha de modelos elétricos, que inclui hoje o ID.3, ID.4 e o ID.7.