Um novo olhar sobre o sofrimento – VII Parte
Sétima parte
Para ser verdadeiramente humano devemos estar por cima de todos os problemas.
Estudar e aprender para ser completamente humanos.
Estudo, prática e trabalho para desenvolver uma mente/ coração/ espírito, para estar por cima de todos os problemas.
Por problemas nos referimos à Dukkha, coisas que não podemos tolerar ou suportar.
Quando ocorre não podemos suportar e lutamos para escapar dela.
Isto provoca agitação, mal-estar, infelicidade e insalubridade mental.
Dukkha, nosso problema significa intolerável. Não podemos suportar, não podemos estar acima do mesmo.
Uma vez mais, me permita repetir que se não tens problemas não perca tempo continuando a estudar. Não é necessário perder tempo estudando Dhamma. Portanto, se te ocorre que tens alguns problemas, somente um, ou muitos, é aconselhável que realizes um bom repasse deles. Vale a pena aprender a olhar nossos problemas.
Me atrevo a dizer que cada um de vocês tem um problema, e que ademais todos temos o mesmo problema. Este problema que nos molesta é o que falamos anteriormente, o envelhecimento, enfermidade e morte. Em resumo não conseguimos as coisas que queremos. Não podemos manter este corpo para sempre. A vida nunca é exatamente a que queremos que seja, não podemos ter à nossa maneira as coisas todo o tempo.
Estes problemas são compartilhados por todos e cada um de nós.
ENFOQUE CIENTÍFICO
Todos estamos em uma situação em que se deve utilizar um método científico para resolver nosso problema.
Teremos que utilizar um enfoque científico em concreto, porque os métodos de filosofia e de lógica não podem resolver o problema.
Existe uma infinita oferta de filosofias em relação a todo o imaginável, mas nenhuma podem resolver nosso problema.
Filosofias são muito populares com as pessoas na atualidade, divertidas e interessantes, mas não funcionam. Esta é a razão que se deve recorrer a um método científico que pode e vai resolver o problema.
Agora é o momento de recordar algo que provavelmente já ouviram falar: as Quatro Verdades Nobres (ariya-sacca). Por favor, reflita sobre este importante assunto.
As Quatro Verdades Nobres científicas do budismo são o princípio da mente.
As Quatro Verdades Nobres, nos permite estudar o problema específico, exatamente como é, sem depender de nenhuma hipótese.
A maioria de vocês estão familiarizados com as normas e métodos científicos em que se propõe uma hipótese, por em prova através da experiência. Esta hipótese nada mais é que uma forma de adivinhação e estimação. Com ariya-sacca tal torpeza não é necessária. A realidade é experimentada e examinada diretamente, em lugar das limitações das hipóteses, predições e questionamentos.