Jornal Social

Um novo olhar sobre o sofrimento – VI Parte

0

Buda ensinou somente Dukkha e o cesse total de Dukkha. Ele ensinou que temos que estudar estas duas coisas dentro de nossos corpos. Somente podemos fazer isso estando vivos. Uma vez mortos, não teremos mais problemas. Mas agora, enquanto existe vida, constantemente, continuamente deveremos estudar Dukkha (enfermidade espiritual) e o total esfriamento de Dukkha (a cura da enfermidade espiritual).
Existe pouco interesse no mundo sobre este tema de Dukkha e seu fim. Nenhuma das escolas do mundo lhe dá alguma atenção. Nas universida-des não ensinam nada do tema. O úni-co que ensinam em nossas escolas e universidades é sermos gênios, acu-mular muitos fatos e a capacidade mental para fazer negócios com eles. Os estudantes conseguem graduar-se com astúcia e algum modo de ganhar-se a vida.
Isto é o que significa a educação moderna= estar listo e ganhar muito dinheiro.
Dukkha e o esfriamento de Dukkha são totalmente ignorados. Por isso a-creditamos que a educação de hoje está incompleta. É imperfeita porque os temas mais importantes se esque-cem; uma base geral de conheci-mentos e capacidade para ganhar-se a vida não são suficientes.
Existe uma terceira área de conhecimento que as escolas e universidades não ensinam: como ser um ser humano.
Porque ignorar o que se necessita para ser um bom ser humano, ou seja, um ser humano livre de Dukkha?
Devido a que um bom ser humano deveria estar livre da enfermidade espiritual, a educação moderna está incompleta e insuficiente na medida em que não cura a enfermidade espiritual.
QUAIS SÃO OS SERES HUMANOS?
É correto e apropriado que vocês estejam buscando um terceiro tipo de educação: Como ser um humano sem nenhum tipo de problemas, a maneira de estar livre de Dukkha. É bom que estejam interessados no tema e aproveitar esta oportunidade para aprender o que se necessita para ser humano.
Se alguém te disser que você todavia não é humano, não se sinta enojado, por favor. Tampouco triste. Em primeiro lugar temos que olhar e ver o que significa ser humano.
Por tanto, vamos dar uma olhada à “manusaya”, palavra `Pali para os seres humanos.
É uma palavra muito boa, e tem um significado muito útil. Manusaya signi-fica “um nobre espírito”, uma mente o suficientemente alta para estar por cima de todos os problemas.
Problemas iguais às enchentes, mas que não podem inundar uma mente elevada.
O orador não está seguro de que em inglês a palavra “Homem” vem. Nossa hipótese é que deve dizer “alto espírito”, também.
“Homem” é, provavelmente algo relacionado com o maná (mente) e “Humanidade” deve dizer “alto”. Portanto, poderíamos considerar humanos como “alto espírito”.
Como são as coisas, Dhamma é o conhecimento que nos diz exatamente o que significa ser Humano.
Estamos interessados no que é ser plenamente Humano, em lugar de limitar-se na aparência de “Humanos” órgãos.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *