Um novo olhar sobre o sofrimento – V Parte
Agora falemos de estudar Dharma, que é a medicina para curar a enfermidade espiritual. Há vários níveis e etapas de Dharma. Começamos por estudar como fazemos com qualquer objeto ordinário. Talvez não tenham uma verdadeira compreensão do Dharma no começo. Apesar de terem lido muitos livros e escutado muitas conversações a respeito costumamos não saber muito bem o Dharma.
Estudamos com o fim de conhecer, adquirimos conhecimento, Uma vez que temos um pouco de conhecimento deve ser utilizado. Em resumo, para que seja útil devemos praticar seus ensinamentos.
Vamos rever estas três coisas novamente. Apesar de haver lido e estudado muito acerca do Dharma, mesmo que tenha adquirido muito conhecimento, pode passar que não tenha adquirido um tipo adequado de conhecimento de Dharma. Isto significa que em realidade não aprendemos. Se não é correto o conhecimento não seremos capazes de usar. Portanto temos que estudar até que tenhamos uma quantidade suficiente de conhecimentos. Do contrário não conseguiremos utilizar.
Por favor investiguem a fundo este fato. Por tanto devemos estudar, ter uma compreensão correta e suficiente. Mas o conhecimento apenas não é suficiente, devemos ter uma grande quantidade destes conhecimentos de uma forma correta e deve ser muito rápida. Se não é rápida, nunca é a tempo e no lugar onde se necessita.
Temos que ser ágeis e expertos no uso do Dharma.
Não basta com ter este conhecimento em algum lugar da parte traseira de nossas mentes na cura da enfermidade espiritual. Teremos que ser expertos com ela, teremos que ser muito hábil em seu uso apropriado. Teremos que ser hábil, ágil, expertos, na medida que formos capazes de entender a enfermidade espiritual que já está presente, assim como qualquer outra que possa surgir.
Se tivermos este entendimento, será um bom começo para sermos capazes de utilizar Dharma para curar nossa enfermidade. Por tanto, estudar a enfermidade dentro de vocês mesmos. Este é o tipo de conhecimento que deverão desenvolver.
Você deve saber que Buda falou só de uma coisa e nada mais: Dukkha (dor, insatisfação) e o esfriamento de Dukka.
Buda somente ensinou a enfermidade, a cura da enfermidade, ele não fala de outra coisa. Quando as pessoas perguntavam sobre outras coisas ele se negava a perder tempo falando ou dando exemplos.
Hoje em dia passamos nosso tempo a estudar todo tipo de coisas. Lamentavelmente se despertou a curiosidade por questões como: Depois da morte existe vida? Vou nascer de novo? Quando vou renascer? Como sucede isto?
Por favor não perca tempo com estas coisas. Em lugar de ler muitos livros, tome seu tempo em centrar-se em Dukkha , e em seu completo e absoluto esfriamento.
Este é o conhecimento que devemos armazenar, o estudo a fazer. Não se moleste em estudar outra coisa.