Um novo olhar sobre o sofrimento
Nona parte
Todo que é realmente entendido pela ciência é aceitável para o budismo, a religião, que é uma ciência da mente/espírito. Por favor, compreenda o budismo desta maneira.
Você pode ser um dos muitos que acreditam que a religião deve ter um Deus, e que sem Deus não é religião.
A maioria das pessoas acreditam que a religião deve ter mais que um Deus. Este entendimento não é correto.
Sabemos que existe duas classes de religiões: teístas e não-teístas.
As religiões teístas postulam um Deus como a coisa mais alta, e a fé em este Deus o mais importante.
Considere a possibilidade do budismo ser não-teísta, por não postular qualquer crença em um Deus pessoal. O budismo, no entanto, tem seu Deus impessoal, que é: “Verdade da Natureza de acordo com princípios científicos”.
Esta verdade é a maior coisa no budismo, equivalente a de Deus ou Deuses das religiões teístas.
Você deve estudar a palavra “religião”, e ver que não significa “crer em Deus”.
Se buscar esta palavra em um bom dicionário, verá que vem do latim religare, que significa “para observar e de obrigar a Suprema Coisa”.
Gramáticos antigos afirmaram que religare procedia da raiz LIG, de observar.
Sendo assim, a religião é “um sistema de observância para levar a humanidade à meta final”.
Mais tarde, os estudiosos consideraram que provinha da raiz perna, de “obrigar a”. Então, a religião se converteu em “na coisa que une os seres humanos a Suprema Coisa”. A Suprema Coisa não tem porque ser chamado de “Deus”. Entretanto, se você insiste em chamar de “Deus”, a continuação, deve reconhecer que “Deus” deve ter dois significados:
Deus pessoal e Deus impessoal.
O DEUS BUDISTA
Se você prefere chamar de “Deus”, você deve entender que o budismo tem a “Lei da Natureza” como seu Deus.
A Lei da natureza – por exemplo, a lei de idappaccayata, que é a Lei da Causalidade e das Condições – é o Deus budista.
Idappaccayata significa:
Com esta condição isto é; Devido a que se planteia, isto surge. Sim esta condição, não se trata; Devido a que isto cesse, isto deixa.
Esta é a Coisa Suprema no budismo, esta Lei da Natureza é o Deus budista.
No budismo não existe um Deus pessoal; seu Deus – a lei da natureza – é um Deus impessoal.
Dado que no budismo de fato tem um Deus, é uma religião.
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Nódege A. Mesquita