Um novo olhar sobre o sofrimento
Oitava parte
Quais seriam então as quatro nobres verdades que você deve examinar?
Elas são:
1)Dukkha(dor),2) a causa de Duk-kha;3) a desativação de Dukkha mediante esfriamento de sua causa;4) existe um caminho que sacia Dukkha e põe fim a sua causa.
Estes são os ariyasacca. Tem as características da ciência, o racionamento da ciência, a metodologia da ciência.
Em resumo se aplica estas verdades às coisas reais que passam na vida, sem utilizar nenhuma hipóteses.
Se limita à leitura de livros que não te permitem fazer ciência, serão levados a mais hipóteses, ideias e opiniões. Até em livros sobre budismo, as quatro nobres verdades podem converter em mais hipóteses. Quando ocorre, não é ciência, é filosofia, que sempre nos leva a mais hipóteses.
Assim ficamos bloqueados em círculos sem fim de supostos, proposições e argumentos.
Não existe um verdadeiro Dhamma em que não exista a realidade que nos ensina Dukkha.
Se queremos ser científicos a respeito, ficamos com a prática real e esquecemos das hipóteses.
Estudar a realidade mesma: estudar Dukkha como você o experimenta. Olhar sua causa, o sofrimento existente em ti. Observar através da experiência pessoal direta a outra cara da moeda – o final de Dukkha. Por último, investigar o que tem que fazer para por fim a Dukkha.
Esta maneira é científica. Durante o tempo que não estiver fazendo isso, estará fazendo filosofia. Se você somente ter uma filosofia do budismo, ficará bloqueado em teorias.
Temos que olhar dentro, estudar o que passa dentro de nós e ver o que de verdade passa. Somente brincando com ideias sobre o budismo não conseguimos encontrar a verdade.
Ao ler diversos livros sobre o budismo, não importa de que fontes, sempre saímos com a sensação que o budismo é uma filosofia.
ESQUECER A FILOSOFIA
A ideia de que o budismo é uma filosofia, deve ser colocada de lado, fechar dentro de uma caixa, com o objetivo da prática mediante o estudo diretamente da mente, observando Dukkha, sua causa, seu fim, a forma para conseguir seu final.
O estudo destas experiências até a desativação de alguns Dukkha. Tão pronto realiza esta experiência, saberá que o budismo não é uma filosofia. Saberá no instante que o budismo é uma ciência.
Tem a estrutura, princípios e o espírito da ciência, não da filosofia. Ao mesmo tempo, verá que é uma religião, com seu caráter próprio, ou seja, uma religião totalmente compatível com a ciência moderna.