Toyota desenvolve banco de carro que exercita as pernas
Um estudo da Universidade de Medicina da Prefeitura de Kyoto, no Japão, revelou um risco alarmante: a cada duas horas adicionais sentado por dia, o risco de mortalidade aumenta em 15%.
Para motoristas, que passam horas ao volante, essa realidade exige soluções criativas. Pensando nisso, a Toyota está desenvolvendo um assento revolucionário, que permite exercícios aeróbicos discretos e eficazes enquanto dirige.
Assento que ‘malha’ as pernas?
O segredo do assento adaptado da Toyota reside em sua base triangular, onde um dos suportes é mais curto. Essa assimetria gera uma inclinação suave e constante do assento, alternando a direção da inclinação em 360° ao longo de um minuto.
A rotação sutil, quase imperceptível, aciona os “reflexos posturais” inatos do corpo, movendo a pélvis naturalmente e tensionando e relaxando os músculos de forma cíclica.
Benefícios para além do conforto
O efeito da cadeira inclinada é similar ao de bolas de equilíbrio, mas com a vantagem de um movimento cons-tante e multidirecional.
Segundo Tadashi Odashima, gerente de projeto da Toyota, “após 20 minutos sentado, você sente um leve cansaço, sinal de que está usando músculos negligenciados, mas muito importantes para a saúde.”
Estudos da Toyota já comprovaram que o novo tipo de assento promove a ativação de músculos internos na região pélvica e em todo o corpo, fortalecendo áreas negligenciadas e aprimorando habilidades que antes eram perdidas ao ficar sentado por longos períodos.
Alívio para as dores nas costas
Ao contrário de assentos tradicionais que pressionam os quadris e podem causar dor lombar, o novo tipo de banco em desenvolvimento pela Toyota promove movimento constante, dificultando a adoção de posturas fixas e, consequentemente, reduzindo a dor nas costas.
Apesar da novidade, a Toyota não faz nenhuma menção sobre quando a nova tecnologia poderá ser implementada em veículos da marca ou mesmo em outros setores da indústria.
Com informações
www.otempo.com.br/autotempo