Top 5 – Os motores de carros mais resistentes e duráveis no Brasil
Na busca por um carro durável e econômico, o motor é um dos componentes mais importantes. Ao longo dos anos, alguns propulsores se destacaram pela robustez e longevidade, conquistando a fama de “inquebráveis” no Brasil.
Na lista abaixo, o AUTOTEMPO relembra cinco dos motores mais confiáveis da história automobilística no país, conforme os mecânicos, explorando sua história, os modelos que os utilizavam e quais foram seus sucessores no mercado.
Conheça 5 famílias de motores que marcaram gerações e ainda são referência em confiabilidade nas oficinas mecânicas do Brasil.
- Motor AP (Volkswagen)
Período de produção:1985 a 2012
Modelos que utilizam: Gol, Voyage, Saveiro, Santana, Quantum e Passat, entre outros.
O sigla AP, significava Alta Performance. Foi um dos motores mais icônicos da Volkswagen no Brasil. Ganhou fama por sua robustez, simplicidade mecânica e versatilidade. O motor AP também era sinônimo de baixo custo de manutenção e longa durabilidade, o que o consolidou em modelos populares como Gol e Santana.
Sucessores: A família de motores EA111 e EA211, com mais tecnologia e eficiência energética, substituíram gradualmente o motor AP nos modelos da Volks. - Motor Fire (Fiat)
Período de produção: 2000-presente
Modelos que utilizam: Uno, Palio, Siena, Punto, Strada e Mobi
Lançado em 2000, o motor Fire, da Fiat, de quatro cilindros, é conhecido por ser econômico e extremamente confiável. Já equipou vários modelos da marca com versões 1.0 e 1.4, e segue em oferta na linha do Mobi com o sobre nome EVO. O motor Fire deve se despedir do mercado em breve, em 2025, com as novas regras de emissões. Sucessores: Os motores Firefly 1.0 e 1.3, com melhorias em eficiência e menor consumo de combustível.
- Motor Família I (Chevrolet)
Período de produção: 1994 a 2015
Modelos que utilizam: Corsa, Prisma, Montana (a antiga), Meriva, Onix (1ª geração), entre outros
Os motores Família I, da Chevrolet, também marcaram uma geração de carros populares, sendo elogiada pela confiabilidade e resistência. Com litragem 1.0, 1.4 e 1.6, equipou modelos que se tornaram grandes sucessos no Brasil, como o Corsa e o Prisma. Esses motores são até hoje reconhecidos pela sua durabilidade e pela manutenção simples, o que ainda os torna atraentes no mercado de usados.
Sucessores: A linha Ecotec, lançada em 2011, trouxe mais tecnologia e eficiência energética aos motores da GM. - Motor CHT (Ford)
Período de produção: 1984 a 1997
Modelos que utilizam: Escort, Corcel II, Del Rey, entre outros
O motor CHT, da Ford, foi um dos pilares da marca nos anos 80 e 90, equipando veículos populares como o Escort e o Corcel. Ele se destaca pela economia de combustível e pela simplicidade mecânica. Mesmo em condições severas de uso, o CHT mantinha-se confiável, conquistando uma legião de admiradores.
Sucessores: Os motores Zetec Rocam e Duratec foram introduzidos posteriormente, trazendo mais desempenho e tecnologia. - Motor 1ZZ-FE (Toyota)
Período de produção: 1998 a 2007
Modelos que utilizam: Corolla, RAV4, Fielder, entre outros
O motor 1ZZ-FE, da Toyota, é conhecido mundialmente por sua suavidade e confiabilidade. No Brasil, ele equipou o Corolla e tornou-se um dos motores mais duráveis já vistos. Com alta resistência e baixo consumo de combustível, ele ajudou a consolidar a reputação da Toyota em oferecer veículos com longa vida útil e baixa manutenção, características que fizeram do Corolla um dos sedãs mais populares do país.
Sucessores: A linha de motores ZR e 2ZR-FAE, com melhorias em eficiência e menor impacto ambiental.
Para os mecânicos e motoristas que valorizam a confiança debaixo do capô, esses propulsores continuam sendo referências no mercado de usados.
Com informações www.otempo.com.br/autotempo