O estudante Joaquim Júnior, se destaca pela sua mente brilhante
Nessa reportagem queremos destacar o jovem estudante, Joaquim Júnior Ferola Fonseca de 17 anos, aluno notável do 3º ano do segundo grau no Colégio Losango de Itaúna, nasceu em Brasília, filho de Joaquim Vieira da Fonseca (bancário) e Sânia Maria Caetano Ferola (terapeuta), mas em 2015 após a aposentadoria do pai, Itaúna foi a cidade escolhida pela família para fixar moradia, visto que por aqui alguns familiares já residiam. Mas queremos destacar é a mente brilhante do jovem Joaquim, pois em seus primeiros anos de vida já era um autodidata, dotado de uma capacidade de aprender algo sem ter a presença de um professor ou mestre para lhe ensinar ou ministrar aulas, aprendeu a ler e a lidar com os números naturalmente. Quando foi para escolinha com quatro anos, já sabia ler e como um bom menino e aluno, ficava ajudando a professora a ensinar os coleguinhas e assim é até os dias de hoje, sempre disposto a ensinar a todos o saber adquirido, pois possui grande facilidade em matemática, física, química e biologia, mas também domina bem as outras matérias e ainda fala inglês fluente. Como hobby, já fez violão, passa o tempo de folga com cubo mágico, quebra-cabeças, jogos e vôlei. Desde 2018 Joaquim já coleciona doze prêmios em olimpíadas do saber a nível nacional e estadual que são:
2018 – OMM (Bronze) – OBMEP (Bronze)
2019 – OMM (Ouro) – OBMEP (Ouro)
2020 – OMC (Menção Honrosa) – OBMEP (Prata)
2021 – OMC (Menção Honrosa)
2022 – OBMEP (Menção Honrosa)
2023 – OBMEP (Ouro) – Canguru (Ouro) – ONC (Ouro) – OMQ (Ouro)
Com tanto saber acumulado Joaquim por vezes dedica parte de seu tempo à dar aulas particulares e para o futuro profissional almeja posição na área de informática pois o trato com a tecnologia é algo que já lhe é peculiar.
Perguntamos ao pai do Júnior se ele em alguma época notou alguma dificuldade no dia a dia do filho por ter um QI acima da média e ele nos relatou que Júnior foi uma criança normal e é um adolescente muito tranquilo, se relaciona bem, tem muitas amizades. Logo que coloquei o Júnior na escola notei suas altas habilidades, deixamos a vida correr, sempre foi criado como uma criança normal, dando a ele sempre segurança e apoio para fazer suas escolhas, declarou seu pai.
Assim queremos com essa matéria enaltecer também a sabedoria não só intelectual mas também a sabedoria de vida, em que Júnior não se fechando em uma bolha, quis compartilhar seu conhecimento, e compartilhando faz a diferença na vida de muitos colegas, é orgulho para a família e com certeza admirado pelos seus pares. Bom saber que o futuro poderá contar com Joaquim Júnior Ferola Fonseca na edificação de um mundo não dividido e isolado mas um mundo onde cabe todos, o segredo? é compartilhar.