Momentos
Nestes dias, um amigo me lembrou que eu às vezes digo, que há momentos na vida em que não é possível ser feliz, mas é possível estar em paz.
Em nossas vidas, há momentos de intensa felicidade, costumo desfrutar desses momentos, com toda a completude do meu ser. São momentos de intervalos, aparentemente sem problemas ou quaisquer dificuldades, tudo parece leve, fácil e simples. Aprendi a tornar esses momentos mais duradouros e frequentes, lidando bem com as intempéries cotidianas. Aprendi a rir de mim, e ao mesmo tempo, me levar mais a sério, compreendendo as questões que a alma me apresenta. Fiquei verdadeiramente forte, a partir do momento que me fortaleci na fé.
Em outros momentos, de perdas, de mudanças um pouco radicais, de dores inevitáveis, não encontramos a leveza da felicidade. São momentos em que a luta nos parece árdua por demais, que nosso corpo enfraquece, que somos tomados por dúvidas, por doenças, nossas ou de alguém que amamos. Há momentos assim, na vida de todos nós. Porém, a certeza de que fizemos a nossa parte, de que nos aperfeiçoamos em nossas qualidades, buscando enfrentar com dignidade o que nos é apresentado pela vida, num honesto encontro interior, encontramos a paz. São os momentos que o amigo me lembrou. Não é possível estar feliz, mas a paz mora em nosso coração. E conseguimos respirar fundo, sem pressa e compreendemos que estamos bem, apesar da dor.
E, há momentos mais difíceis, nos quais nem a felicidade, nem a paz são encontrados em nosso interior. Somos invadidos por dúvidas, por questionamentos incessantes, por reprocessamento de ideias e parecemos ruminar palavras. Buscamos explicações e não as obtemos com clareza. Porém, com maturidade e calma, conseguimos compreender as nossas próprias limitações e compreendemos que os outros também têm suas dificuldades, suas imaturidades, suas ambições, e que poucos são os que possuem a grandeza de não dissimular, poucos são os que verdadeiramente se importam, e têm a coragem de com honestidade, pedir perdão, tentar recomeçar. Poucos são os que se importam. Portanto, quando nos deparamos com alguém que realmente se importa conosco, devemos caminhar bem juntinho dessa pessoa, por toda a nossa vida, preservando-a de todos os males e riscos. E, a ajudando a ter momentos de intensa felicidade. Ou de intensa paz.