Março foi um mês dedicado a ELAS
O mês de março que se passou muito se falou em questões relacionadas à mulher como segurança, direitos, igualdade, etc, mesmo porque no dia 08 de março é enaltecido o Dia Internacional da Mulher. Muitas homenagens e eventos ocorreram para chamar a atenção da população. Um especial momento foi a realização da 11ª Caminhada pelo fim da violência doméstica- O seu silêncio pode ser fatal – que foi realizada com grande empenho pela poetisa Beth Sousa. A programação do dia teve início às 8h com a concentração no estacionamento do Hospital Doutor Ovídio em Itaúna, seguindo pela Rua Manoel da Custódia até o Centro Comunitário do bairro São Geraldo, José Wilson Faria onde ocorreram diversas apresentações culturais que destacamos: declamação de poemas por Beth Sousa e pela educadora Cleonice Coelho, intérprete declamadora, membro do Grupo de Sarau Maria Esther Matos, a cantora e artista Camila Kasmyn e Conceição do samba, realizaram belas apresentações musicais. Fizeram uso da palavra, Mônica Regina dos Santos, coordenadora da casa socialista Irmã Benigna, a vereadora, Edênia Alcântara, Julia Soares, presidente do PSOL Itaúna, Clemilson Ribeiro, Presidente do Centro Comunitário do bairro São Geraldo e o Major da Polícia Militar, Major Souza. O evento contou com a presença da comunidade do bairro São Geraldo e dos bairros vizinhos, autoridades, do grupo da terceira idade Sempre Jovens e de alunos e professores da Escola e da Associação Comunitária do bairro São Geraldo. No mesmo dia também, a PMMG realizou o lançamento da Patrulha Escolar e Patrulha de Prevenção de Violência Doméstica na praça Doutor Augusto Gonçalves.
Dados sobre a violência contra a mulher, fornecidos pela Delegacia da Mulher de Itaúna
No ano de 2023 foram instauradas 353 medidas protetivas. Em 2024, até o momento já foram instauradas 99 medidas protetivas.
Em 2023 foram 219 prisões em flagrante, em 2024 até o fim de janeiro foram 35 prisões.
Denúncia
A Delegacia da Mulher em Itaúna está na localizada na Praça Dr. Augusto Gonçalves, nº 138, no Centro. Denúncias podem ser feitas através do WhatsApp (31) 9 9370-0990 ou presencialmente na unidade.