Incêndio em veículos elétricos: como as montadoras estão lidando com o problema
Apesar de serem menos propensos a pegar fogo do que os veículos com motor a combustão, os veículos elétricos (EVs) ainda podem representar um risco de incêndio.
Nos últimos meses, duas das três grandes montadoras de Detroit, nos EUA, tiveram incêndios em fábricas relacionados a EVs, e a terceira teve que interromper a produção de um modelo popular para descobrir um problema de incêndio na bateria.
Um incêndio em um protótipo de carro elétrico da Stellantis, no Chrysler Te-ch Center, em novembro, foi causado por um problema de refrigeração na bateria do veículo, segundo um relatório dos bombeiros.
Em dezembro de 2023, a General Motors interrompeu a produção em sua fábrica zero, também em Detroit, devido a um incêndio causado por uma empilhadeira perfurando um recipiente de materiais de bateria. Já a Ford teve que encerrar a produção do F-150 Lightning, em janeiro de 2023, após outro incêndio de uma unidade da picape elétrica no pátio da montadora.
Embora sejam menos prováveis de ocorrer, os incêndios em carros elétricos podem ser muito mais difíceis de extinguir do que os incêndios em veículos a combustão. As células da bateria podem sofrer fuga térmica, uma reação acelerada que pode causar um rápido aumento na temperatura e intensidade do incêndio.
As montadoras seguem trabalhando para melhorar a segurança de seus produtos. A General Motors, por exemplo, está desenvolvendo um sistema de proteção contra incêndio que pode detectar e extinguir incêndios em baterias antes que eles se espalhem. No entanto, os incêndios recentes mostram que ainda há desafios a serem superados.
Com informações www.otempo.com.br/autotempo