Edentulismo: como você pode evitar essa condição tão comum?
Todos nós lembramos da experiência de perder nossos dentes quando crianças. Lembramos da empolgação e do choque inicial daquele primeiro dente mole, as horas ou dias de espera para que ele caísse e a emoção de acordar com um presente ou bilhete da fada do dente. Embora perder os dentes seja um rito de passagem da infância, também pode acontecer na idade adulta. A perda dentária em adultos, também conhecida como edentulismo, é uma condição de saúde bucal que afeta muitas pessoas. De acordo com o National Institute of Dental and Craniofacial Research, 27,27% dos idosos, com 65 anos ou mais, perderam todos os dentes. Embora isso possa ser uma estatística esmagadora, saiba que é evitável. Vamos rever os métodos de prevenção, fatores de risco e sinais de edentulismo.
Você pode estar se perguntando o que é edentulismo e se o edentulismo é um problema permanente. Uma vez que essa condição se manifesta, a perda dentária em adultos é irreversível e só pode ser tratada com a substituição dos dentes. Portanto, embora não haja “cura” para o edentulismo, isso não precisa representar um papel prejudicial em sua vida. Com as diferentes opções de substituição de dentes, você poderá reganhar a confiança para sorrir outra vez! Recomendamos que converse com seu dentista sobre qual substituição é a melhor para você.
Fatores de risco de edentulismo
Existem diversos fatores de risco associados à perda total dos dentes. Muitos deles são fatores de risco doença periodontal para, que, por sua vez, causam a perda dentária. Portanto, se você corre risco de desenvolver doença gengival, provavelmente está em um caminho lento, mas evitável, para o edentulismo.
Vamos repassar os principais fatores de risco que você deve conhecer ao considerar sua suscetibilidade à perda dentária:
•Idade. De acordo com a Academia Americana de Periodontologia, mais de 70% das pessoas com mais de 65 anos têm alguma forma de doença periodontal (na gengiva). O que é o principal motivo pelo qual as pessoas perdem os dentes. A doença periodontal pode se tornar um problema para adultos por causa de hábitos inconsistentes de higiene oral pessoal, falta de acesso a cuidados bucais preventivos ou incapacidade de pagar por cuidados dentários.
•Tabagismo. Você tem uma chance muito maior de perder os dentes e danificar as gengivas se for fumante ou já foi fumante. Fumar ataca seu corpo de diversas maneiras, desde reduzir a capacidade de recuperação após a cirurgia até torná-lo mais suscetível a doenças gengivais. Fumar é, por sua vez, um fator de risco grave para a perda de dentes.
•Diabetes. A Associação Americana de Odontologia nota que 22% das pessoas com diagnóstico de diabetes têm doença periodontal. O diabetes faz com que a capacidade de cura do seu corpo seja mais lenta e isso compromete sua resistência a infecções. Esses fatores aumentam sua suscetibilidade ao desenvolvimento de uma doença periodontal, o que pode levar a perda dos dentes.
•Génética. A Associação Americana de Odontologia também afirma que a genética não tem um papel isolado nos problemas de saúde bucal. A genética pode impactar os dentes e gengivas quando combinada a fatores conexos, como tabagismo e diabetes.
•Outros fatores. Estresse, medicamentos que você toma para outras doenças diagnosticadas e os tipos de alimentos que você ingere também podem influenciar suas chances de se tornar edêntulo. O estresse pode causar o ranger de dentes, fazendo com que os dentes quebrem e se fragilizem. Os medicamentos prescritos podem causar boca seca como um efeito colateral, o que, por sua vez, limita a saliva da boca que quebra as bactérias causadoras de doenças na gengiva. Alguns medicamentos também podem torná-lo mais suscetível a sangramento. Ambos os efeitos colaterais dos medicamentos podem deteriorar a saúde das gengivas, por isso é importante informar ao dentista quais medicamentos você está tomando. E assim como alimentos grudentos e açucarados podem levar a outros problemas de saúde bucal, é melhor evitá-los ao tentar eliminar a perda dos dentes!
É possível prevenir a perda total dos dentes?
Prevenir o edentulismo significa incorporar à sua vida práticas cotidianas que promovam uma boa saúde bucal. Com a manutenção preventiva de seu dentista, você pode ajudar a diminuir os fatores de risco. Pense nessas consultas como se fosse um regi-me de exercícios cardiovasculares que pode ajudar a saúde do coração, apesar dos fatores de risco para a família. Seu dentista atuará como um personal trainer, colocando você no caminho para manter seus dentes saudáveis e fortes. Recomendamos escovar os dentes duas vezes ao dia e limpar entre os dentes com fio dental uma vez ao dia. Em seguida, enxágue com enxaguante bucal para eliminar qualquer bactéria remanescente no final de sua rotina de higiene bucal.
Com informações
colgate.com.br