Como cuidar bem de seu coração! O ataque cardíaco, o que devo saber?

Todos nós precisamos saber sobre o ataque cardíaco ou infarto do miocárdio porque ele é a principal causa de morte e hospitalização no Brasil e no mundo na atualidade. É responsável por mais de trezentas mil mortes por ano no Brasil.
O importante e interessante é que os principais fatores que desencadeiam o ataque cardíaco são condições que podem ser modificadas. Eles costumam ocorrer com maior prevalência nos homens entre 45 e 50 anos. Outra questão complexa e difícil é que o ataque cardíaco por aparecer sem nenhum sintoma ou já com parada cardíaca e morte súbita.
O principal sintoma é a dor no peito, a esquerda, que tem algumas características, duração igual ou superior a vinte minutos, podendo ou não ser desencadeada por esforço ou stress, podendo ou não se irradiar para o membro superior esquerdo ou direito, mandíbula, ombro, podendo apresentar falta de ar, palpitações.
São os fatores de risco modificáveis para o ataque cardíaco: tabagismo ou habito de fumar; colesterol elevado; diabetes mellitus; hipertensão arterial; stress; sedentarismo ou falta de atividade física; uso de drogas ilícitas e obesidade. Precisamos lembrar que a dor no peito não significa necessariamente ataque cardíaco, uma vez que a caixa torácica ou tórax é composto por várias estruturas como pulmões, pleura, esôfago, coluna torácica, pele, músculos, costelas e vértebras e que uma vez acometidos podem dar origem a dores no peito.
Na próxima oportunidade iremos continuar conversando sobre o que fazer quando suspeitarmos de ataque cardíaco, seu diagnóstico ou reconhecimento. Um forte abraço e até lá.
Referências:
CASTRO Iran. Livro-Texto da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Editora Manole. São Paulo 2021.
FREITAS, Ricardo Brum; PADILHA, Janaina Chiogna. Perfil Epidemiológico do paciente com Infarto Agudo do Miocárdio no Brasil. Freitas. Revista de Saúde Dom Alberto, v. 8, n1, 2021. Disponível em acesso em 03 de março 2025.
Excelente texto, muito útil e didático!!!

