Chuva aumenta chance de problemas estruturais nas edificações
Quanto maior o índice de precipitação, mais aumenta a preocupação em relação as estruturas das edificações. Não é novidade que as enchentes trazem grandes transtornos e aumentam as chances de problemas estruturais nos imóveis. Também é preciso dar atenção aos deslizamentos de encostas e desabamentos. Um indicador de que há algo errado são as trincas ou rachaduras que aparecem na construção, principalmente se por elas houver passagem de água.
As trincas surgem por diversos motivos, mas se um trica surgir durante um período de grande volume de chuva a causa pode ser relacionada a umidade; atuação de sobrecargas ou concentração de tensões; deformabilidade excessiva de estruturas e ou movimentação de solo ocasionando recalque.
Outro sinal também muito comum que indica que há algo muito grave é a inclinação de muros, árvores e afundamento ou estufamento de solo.
Portanto ao perceber um trinca ou qualquer outra anomalia seja ela em uma encosta, em uma edificação ou até mesmo no solo é importante consultar um profissional qualificado, um engenheiro ou arquiteto, para avaliar se há algum risco em relação a estrutura e orientar maneira mais segura de proceder.