A importância da Prevenção
Prática, econômica e ágil no trânsito cada vez mais caótico de nosso dia a dia, a motocicleta vem a cada vez mais se firmando como boa alternativa ao transporte público, que nem sempre podemos contar. Mas não basta colocar gasolina e calibrar, eventualmente, os pneus, é preciso cuidar com carinho da máquina, manter as revisões em dia e acompanhar as necessárias trocas de óleo e lubrificação de corrente. Hoje vamos dar algumas dicas para a manutenção de moto, como, por exemplo, o cuidado que se deve ter com a bateria. Isso porque a maioria das motos mais modernas já vem com uma bateria que não requer manutenção e nem têm a necessidade de completar água.
Cabos das velas precisam ser verificados
Por isso, essa bateria é selada e tem uma espécie de “bolinha” que permite verificar seu nível. Outra importante preocupação são os cabos, de freio, embreagem e acelerador, que devem ser lubrificados para que não se rompam o que causaria um acidente. Além disso, é preciso estar sempre atento para que a regulagem esteja sempre correta. Nesse cenário, também é importante destacar a importância de verificar os cabos das velas, porque sua oxidação pode ocasionar problemas ao rendimento e ao consumo da moto.
De olho na lubrificação
Na manutenção da moto, a corrente não pode ficar folgada, porque isso pode causar um acidente. Por isso, ela deve ser constantemente lubrificada e regulada. O ideal é que você peça que o mecânico verifique a cada troca de óleo, mas você também pode fazer uma breve análise todas as manhãs antes de sair. Para ter certeza de que tudo está correto, basta verificar no manual de quantos centímetros de folga é permitido para o modelo da sua moto. Os freios são parte importante de qualquer veículo e, por isso, devem ser verificados constantemente. Os freios a disco podem ter seu desgaste analisado a olho nu, enquanto os freios a tambor devem ser removidos e analisados com cuidado. É importante saber que os freios a tambor com lonas costumam apresentar ruído. Para evitar isso, é preciso desgastar as partes que se sobressaem com uma lixa ou verificar a elasticidade das molas.
Os pneus devem ser calibrados ainda frios
E para terminar vamos falar sobre os pneus, jamais rode com um pneu careca é acidente na certa. Não se esqueça de calibrar o conjunto toda semana. Para pneus com câmara, o melhor é ter o “macarrão” ou inserir a chamada “fraldinha” nos aros. Você também deve verificar os sulcos do pneu, sem chegar ao limite, porque isso pode causar problemas, especialmente em dias chuvosos. A dica é calibrar os pneus quando eles estão frios, porque, em contato com o solo, a máquina identifica uma pressão mais alta. Por isso, o melhor é ir a um posto próximo para que eles não esquentem muito, calibrando o necessário. Por fim, deve-se analisar a validade do pneu, que geralmente é de cinco anos. Depois desse prazo, o pneu perde o grip e a chance de um acidente é maior pela falta de atrito.
Com informações de
www.otempo.com.br/autotempo