Como evitar problemas e falhas nas construções e reduzir custos no pós-obra
Os responsáveis pela obra sempre lidam com situações do pós-obra, nos anos inicias as edificações tendem a apresentar ao problema ou falha e a correção dos mesmos devem se dar por algum tipo de manutenção de forma imediata evitando seu agravamento.
Essa manutenção gera um custo e as vezes o valor pago é alto. Então vamos destacar 2 problemas comuns no pós obra e algumas dicas de como evita-los.
- Os problemas de pós obra em edificações vizinhas:
A dica aqui é evite problemas com terceiros, faça uma vistoria de vizinhança e analise através dela os impactos e danos que seu empreendimento pode causar aos vizinhos. Além de você ter prova técnica sobre os problemas existentes antes do inicio da sua obra, o que te livra da responsabilidade sobre eles, você ainda consegue ajustar seus processos construtivos de forma a reduzir os impactos que poderiam ser prejudiciais a vizinhança.
- Surgimento de falhas nos sistemas construtivos:
As falhas podem surgir em quaisquer sistemas construtivos, o ideal para evitar qualquer falha é construir conforme as especificações de projetos, seguir os procedimentos dos memoriais descritivos com orientação do responsável técnico.
Outra dica importante é tenha profissionais especializados, contrate o pedreiro, o eletricista, o bombeiro hidráulico, a empresa especialista em impermeabilização, a obra exige um conjunto de habilidades não importa o seu porte e dificilmente o “SEVERINO” conseguirá se especializar em tudo e entregar um serviço de qualidade.
O ideal é agir de forma proativa, prevenir os problemas, construir da forma correta tendo a seu favor a regularidade da obra e conformidade com os projetos.