Luzes do painel: o que cada sinal quer dizer e como agir?
As luzes do painel do seu carro são como pequenas bandeiras vermelhas que se acendem para alertar sobre possíveis problemas. Mas você sabe o que cada uma delas significa?
1. Luz do óleo: acende com a partida e apaga em seguida. Caso permaneça acesa, indica que a pressão de óleo está abaixo do especificado, pedindo que o motorista pare o veículo imediatamente.
2. Luz de alerta de temperatura: veículos sem indicador de temperatura possuem essa luz, que varia entre azul (motor frio) e vermelho (motor superaquecido). Quando em vermelho, indica necessidade de parada imediata para evitar o superaquecimento.
3. Luz da bateria: para verificar o sistema, essa luz acende e deve apagar em seguida. Se a luz permanecer acesa, indica falha no sistema de carga e pede que o veículo seja interrompido para checagem.
4. Luz de injeção: acende na cor âmbar para indicar um possível problema no sistema de injeção eletrônica. Conduzir o veículo com essa luz acesa pode resultar em consumo excessivo de combustível e aumento de emissões. O ideal é verificar o problema rapidamente para evitar danos ao motor ou catalisador.
5. Luz do ABS: ao dar partida, essa luz acende e apaga em seguida. Se ficar vermelha, indica que o sistema de freios ABS está desativado e requer atenção imediata.
6. Luz do freio de estacionamento: permanece acesa enquanto o freio de estacionamento estiver acionado. Caso continue, é um sinal de baixo nível de fluido de freio ou freio de estacionamento acionado e também requer atenção imediata.
A importância da cor
Luz vermelha: indica um problema grave que exige a parada imediata do veículo.
Luz âmbar (amarelada): sinaliza uma falha que precisa ser verificada o mais rápido possível.
O que fazer se a luz do painel não apagar?
Quando uma luz permanece acesa, isso indica uma falha ativa que necessita de reparo imediato. Se a luz apaga após um tempo, significa que o problema foi detectado, mas não está presente no momento.
Luzes que acendem intermitentemente podem apontar falhas de difícil identificação, sendo essencial que o motorista informe o mecânico sobre as condições em que o problema ocorre, como motor frio ou altas rotações.
Caso o motorista não saiba o que significa uma luz acesa, uma boa alternativa é tirar uma foto do painel e enviá-la ao mecânico. Além disso, o manual do veículo, que geralmente está disponível no site do fabricante, pode ser consultado para mais detalhes.
Com informações autotempo