Um novo olhar sobre o sofrimento
Décima parte
Muitos escritores e estudiosos ocidentais dizem que o budismo não é uma religião, já que não tem um Deus.
Eles cometem um terrível engano por não saberem nada sobre Deus impessoal.
Então não se deve ver o budismo como não religião. O budismo é outro tipo de religião. Religião com Deuses pessoais são uma espécie de religião, o budismo é outra espécie de religião, a espécie que tem um Deus impessoal.
A maioria das religiões acreditam em um Deus Criador, geralmente um individualista com personalidade. O Criador budista é impessoal.
Este Deus impessoal, a lei do Dhamma ou da Natureza, é a lei de idappaccayata:
Esta é a lei da causalidade, a natureza deste processo evolutivo que está causando a sua vez, a causa e assim continuamente em um sem-fim de concocting.
O budismo tem um criador, mas é um Deus impessoal. Se você é capaz de compreender a diferença entre estes dois tipos de deuses – a Lei da Causalidade Impessoal e do Deus pessoal – criador, será fácil para você ver realmente o que é o budismo.
Quando as coisas se sucedem desta forma, se dará conta de que esta questão de Dukkha e seu esfriamento vai ocorrer de acordo com a lei de um Deus impessoal. Então você compreenderá o Dhamma (lei da natureza) corretamente e viverá em harmonia com ela.
Verás como a ciência é mais funcional que a filosofia. A distinção entre a ciência e a filosofia se assegurará de que o estudo do budismo é correto e de acordo com o Dhamma.
Se você tem este conhecimento e utilizar, você tem a medicina para curar a enfermidade espiritual. Ao tomar este medicamento, o coração é emancipado, se guarda, ou seja, de todas Dukkhas.
Cada religião ensina a emancipação, mas, somente o budismo ensina a liberdade de todos os problemas expostos anteriormente.
Espero que vocês tenham compreendido os princípios gerais, os significados e o verdadeiro objetivo do budismo. Assim, vocês poderão resolver seus problemas de maneira constante, já que o entendimento foi correto desde o princípio.
Se vocês entenderam o que foi dito, se procederá sem problemas no estudo e cura da enfermidade espiritual.
Como o tempo acabou, os detalhes devem esperar até a próxima.
Antes de concluir, queria expressar minha alegria por encontrar tanta gente trabalhando com este problema da enfermidade espiritual/mental.
Obrigado.