Decor, mais por menos
Está decorando o primeiro apartamento ou quer dar um up na decoração sem gastar muito dinheiro? O arquiteto Luan Fernandes, do escritório Vértice Arquitetura, traz dicas de como investir em pequenas mudanças que vão mudar o visual e dar mais personalidade ao projeto sem grandes investimentos.
Opte por tapetes, além de darem mais graça para o espaço, adicionam aconchego e aquecem o ambiente. “É interessante que ele saia 15 cm para as laterais do sofá ou da poltrona e tenha a mesma medida sob os móveis”.
As almofadas são um charme a parte, normalmente, os primeiros itens que optamos em mudar para renovar o décor. Investir em acessórios novos é sim uma ótima saída. Neste caso, entram os tapetes e os quadros – este último pode ajudar a dar um toque de personalidade e refletir hobbies e gostos dos moradores. É importante ter parcimônia no mix de cores entre os acessórios e, caso haja estampas, que elas conversem entre si.
As prateleiras são ótimas aliadas, elas ajudam a organizar os ambientes deixando tudo sempre à mão e podem ocupar todos os cômodos da casa, do banheiro à cozinha.
Os pufes podem são móveis multifuncionais. Além de servirem para acomodar mais pessoas, alguns têm baú, ótimo para adicionar espaço para armazenamento. “Invista em modelos com mesmo acabamento do sofá e com rodinhas, para facilitar a movimentação”.
Os espelhos são a saída perfeita para dar impressão de amplitude num espaço mais enxuto. “Os espelhos funcionam muito bem na sala de jantar, refletindo a mesa – o que, no Feng Shui, significa prosperidade”.
A iluminação é um ponto primordial na decoração. Investir em luminárias que permitem mudar a direção e acrescentar novos pontos de luz, como os trilhos compostos por spots, pode ser mais econômico do que as versões embutidas. Esse tipo permite que os focos de luz se adaptem a novos layouts. “Com o tempo, se o morador quiser trocar o sofá por um modelo maior ou acrescentar uma poltrona, o trilho permite mudar a posição dos spots e direcioná-los para as novas peças, além de haver a possibilidade de aumentar ou diminuir a quantidade de pontos de luz”.
Trazer um cantinho verde em casa não precisa demandar um grande investimento. Vasos simples de plástico pendurados com ganchos em ripas de madeira, parafusadas na parede, são suficientes para compor o jardim vertical ou a horta com temperos fresquinhos. É uma ideia rápida de executar. “Os vasos de concreto ou cerâmica também são ótimas opções. Eles combinam com quase tudo e são baratos”. Luan sugere, o uso de suculentas, espécies que não demandam muitos cuidados e podem ser encontradas até mesmo em mercados. “As plantas dão um toque mais humano para a decoração”.