O coração fraco, a insuficiência cardíaca
Entender o funcionamento do coração é muito simples, fácil e praticamente matemático. Na verdade ele é composto de quatro câmaras ou lojas ou ainda compartimentos, os da parte superior chamamos de átrios e os da porção inferior, os ventrículos; à direita temos o coração direito que recebe sangue venoso ou cheio de impurezas para serem trocadas por oxigênio nos pulmões e à esquerda temos o coração esquerdo que recebe o sangue rico em nutrientes e oxigênio e os distribui para todo o organismo. O coração possui quatro portas ou valvas ou válvulas que se abrem para o sangue passar, duas dentro do coração e duas fora do mesmo. Como já referimos anteriormente o coração possui dois movimentos apenas mas essenciais, a contração ou sístole e o relaxamento ou diástole graças ao trabalho de um poderoso músculo, o miocárdio e isto acontece vinte e quatro horas por dia e durante toda a vida. Para que este dois movimentos, contração e relaxamento ocorra, o miocárdio deve receber uma quantidade boa de sangue por dois canos ou artérias, as coronárias, uma a direita e outra a esquerda que se originam da artéria aorta. Por fim este movimento do coração depende também da integridade de um circuito elétrico próprio do coração que se origina no lado direito e envolve todas as câmaras ou lojas e compartimentos.
Quando ocorre incapacidade do coração em bombear sangue de forma a atender às necessidades do organismo, denominamos esta situação de insuficiência cardíaca, que poderá se dar de forma aguda, de algumas horas ou dias e crônica, após semanas ou meses. Outra situação são anormalidades na contração ou sístole ou relaxamento ou diástole. São causas de insuficiência cardíaca ou coração fraco a isquemia ou obstrução das artérias coronárias, a hipertensão arterial, doença de chagas. a doença das valvas cardíacas, a dilatação do músculo cardíaco ou miocardiopatias, o alcoolismo, as doenças do coração ligadas a gravidez entre outras.
Os sinais mais frequentes de pessoas com coração fraco ou insuficiência cardíaca são a falta de ar, cansaço aos esforços, palpitações, o edema ou inchaço em membros inferiores, a tosse seca, a redução do volume urinário.
Existem inúmeros exames como eletrocardiograma, raio x do tórax, ecocardiograma, exames de sangue entre outros que vão revelar a causa da insuficiência cardíaca e o melhor tratamento.
Na próxima edição conversaremos sobre o tratamento da insuficiência cardíaca, os cuidados e prevenção.
Até lá.
Referência: Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Diretriz Brasileira de In-suficiência Cardíaca Crônica e Agua. 2018;111(3):436.
Dr. Élvio Marques da Silva – Cardiologista Clínico pelo Instituto de Doenças Cardio-Pulmonares E.J. Zerbine – Hospital da Beneficência Portuguesa São Paulo – CRMMG 17383 – RQE 10984-Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UF-MG.
Clínica do Coração Itaúna
(37) 34022 440 – (37)999153585
@clinicadocoracaoitauna
elviomarquesdasilva@yahoo.com.br