Arlete Lopes, uma itaunense que brilha no Catar
Tem uma itaunense que faz sucesso no comércio de beleza no Catar, estamos falando de Arlete Lopes (37 anos) filha da conceituada contadora e advogada e servidora federal aposentada, Maria do Socorro Oliveira conhecida como a Socorro do INSS Arlete já reside no Catar há 15 anos mas foi em outubro de 2022 que sua vida profissional passou por um grande transformação, quando fundou a empresa BR Beauty, que importa cosméticos brasileiros para cabelos, e realiza treinamentos para salões locais e consultorias personalizadas individuais, atendendo em torno de 350 salões no Catar chegando a um faturamento anual de R$2,8 milhões.
“Vim morar em Doha em 2009 e já trouxe comigo produtos brasileiros. No começo, pedia para as funcioná-rias da Qatar Airways trazerem mer-cadorias na mala”, diz a empresária. Arlete trabalhava como cabeleireira desde adolescente, quando começou a fazer cursos de capacitação, sua primeira professora foi, Arlete de Fátima Boaventura Pinto. Aos 15 anos, começou a atender em casa, tendo sempre o apoio incondicional de sua mãe Socorro. Quinze anos atrás, quando trabalhava na American Express em Uberlândia (MG), recebeu o convite de um amigo para morar no Catar.
“Ele disse que o país estava contra-tando pessoas. Mandei meu currículo, eu tinha um nível básico de inglês. Fui contratada pelo W Hotels & Resorts, uma das maiores redes hoteleiras do mundo, para ser recepcionista do spa”, conta.
Foi no trabalho que conheceu o marido, que é catari e a incentivou a conquistar um trabalho que garantisse um salário maior. Assim, ela trabalhou na petrolífera Salam, como assistente do diretor da empresa. “Mas fazia também o cabelo da esposa do meu chefe, além das unhas e o cronograma capilar”, afirma. Mesmo quando tinha empregos fora da área da beleza, Arlete sempre seguia atendendo mulheres de forma paralela.
Ao mesmo tempo, a empreendedora explica que sempre quis fazer algo além dos atendimentos como cabeleireira. Foi quando, há alguns anos, ela foi convidada a trabalhar como representante comercial para uma importadora brasileira da área capilar, a RG Cosmetics, da empresária Roberta Gomes. A marca tem atuação em diversos países do Oriente Médio.
“Ela viu um loiro que eu tinha feito em uma cliente minha no shopping e perguntou quem tinha feito o cabelo. Virei técnica da marca”, diz Arlete. Na empresa, ela dava treinamentos e fazia a distribuição comercial dos produtos. “Viajava muito, para Kuwait, Arábia Saudita, Bahrein, Dubai. Foi nesse emprego que entendi o que era distribuição de cosméticos.”
Com a experiência na cadeia de importações, ela decidiu ser dona do próprio negócio, com a Wonderland. “Fiquei um ano montando o plano de negócios e achei um sócio-investidor. A Wonderland começou importando 120 quilos de produtos brasileiros por mês, até chegar a 5 toneladas mensais. Em agosto de 2022 Arlete vendeu sua parte da empresa e, em outubro de 2022, abriu uma nova importadora, a BR Beauty – desta vez, sem sócios.
Relatamos aqui uma história de uma itaunense que acreditando no seu potencial e vencendo obstáculos é hoje uma empresária realizada e o melhor, trabalhando na área que sempre amou desde sua tenra idade quando ainda cuidava dos cabelos de sua primeira cliente, sua mãe. Arlete também é a criadora do primeiro curso on line em inglês Master em Laminação Capilar, onde se dedicou seis meses de trabalho produzindo o curso e hoje colhe excelentes resultados também.
Com informações da
revistapegn.globo.com