Autismo e inclusão, uma história que inspira
O que poderia ser uma grande dificuldade a ser enfrentada pela família Roussin Peixoto se tornou em uma trajetória de vida de superação, aceitação e ajuda para quem compartilha o mesmo desafio de conviver com uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Assim tem sido a vivência do casal de professores, José Wilson Fonseca Peixoto (55 anos) e Míriam Roussim e dos filhos Nathália (23 anos) e William (18 anos).
O filho mais novo do casal, William foi diagnosticado com autismo em tenra idade, e foi somente aos 5 anos que William falou pela primeira vez. Isto causou medo e desconforto ao casal, assustados com as dificuldades que o filho poderia vir a ter no seu desenvolvimento e em sua vida. Naquela época pouco se falava no autismo, hoje com mais incidência o conhecimento torna mais leve a vida de quem convive com TEA mas não menos desafiadora. O Brasil com uma população estimada em 203.080.756 — segundo o Censo 2022 — teríamos cerca de 5.641.132 autistas no país. Esse número representa um aumento de 22% em relação ao estudo anterior, feito em 2018 e que estimava que 1 em cada 44 crianças apresentava TEA naquele ano. Mas o que vamos enaltecer vai além dos números, é a superação de William sobre o TEA, aprendeu vários idiomas sozinho, como o inglês, espanhol, italiano, alemão e francês, com sua didática própria lendo e escrevendo na internet e hoje cursando o inglês no CCAA busca o seu aprimoramento. William também possui uma memória fotográfica fantástica, é capaz de falar de imediato o dia da semana de qualquer data, ele gravou todas as datas e programas de TV, como novelas, séries, jornalismo, apresentadores, etc. e ainda gosta de cantar muito. William concluiu o ensino médio em 2023 mas não parou sua busca por conhecimento pois cursa Informática e sempre está focado em novos saberes. William não trabalha e tem dificuldade em socializar, sair sozinho, nunca saiu, mas ao lado do pai José Wilson notável professor de matemática aposentado, realizam palestras abordando a vivência com o autismo e juntos contam a trajetória de William como aluno incluso de sucesso na escola normal regular pública e os desafios enfrentados no dia a dia para conseguir garantir-lhe todos os seus direitos como pessoa especial. A palestra tem como objetivo passar informações principalmente para profissionais que atuam na área da educação sobre os direitos da pessoa com deficiência, demonstrando que é possível alcançar o sucesso na escola. A palestra também é fonte de informação para pais e familiares que tem o autismo uma realidade na família e que ao ouvirem a história do pai e filho terão uma visão de que é possível viver com qualidade de vida e com mais leveza. O professor José Wilson nos narra: – Por mais difícil que tudo tenha sido até hoje, foi maravilhoso perceber que o autista é capaz de desenvolver como qualquer outra pessoa, muitas vezes no tempo dele. William é uma pessoa muito carinhosa, educado e a cada dia nos apresenta uma boa surpresa.
O Jornal Social destaca mais uma história de vida que merece ser enaltecida, pois dias difíceis teremos, mas é preciso saber que nada erra de endereço e se chegou até nós alguma dificuldade é para nos tornarmos mais fortes e avançarmos em nossa trajetória evolutiva, vamos em frente.