Um novo olhar sobre o sofrimento – IV Parte
odo tipo de estudos externos na aprendizagem tal como livros de leitura, debates, não podem fazer mais que explicar o método e os meios do centro de estudo. Este estudo externo só aprende como o centro de estudo, nada mais. Então você deve ir e fazer o estudo interno em você mesmo para entender o Dhamma.
Peço a todos que comecem seus estudos desde dentro mediante os estudos dos problemas de experiências internas. Por favor dê uma olhada aos problemas que surgem do envelhecimento, da enfermidade e morte. Temos medo de envelhecer de adoecer e morrer e isso gera muitos problemas e diferentes níveis.
Devemos observar com claridade estas coisas da mesma forma que um geólogo estuda um rocha, como quando pegamos algo com nossas mãos, mantenham à luz, e examinar cuidadosamente até que vejamos claramente todos os detalhes.
Da mesma maneira devemos ver com claridade os problemas que surgem de nosso envelhecimento, enfermidades e morte. Ademais, devemos investigar os problemas que se desenvolvem fora deles, como ser separados das coisas queridas, e estar com coisas que não gostamos.
O resultado de todos estes problemas é “Dukkha” (dor), tanto física como mental.
Os sintomas e as condições de Dukkha são muitas e variadas. Se apresenta em muitas formas: dor, tristeza, insatisfação, choro, lágrimas, frustação, miséria, sofrimento e mais.
Existe términos Pali para todos eles, mas para o que se busca não são necessários sabe-los. Não necessitamos saber todos seus nomes, mas temos que saber o que se sente quando as experimentamos. Para começar devemos saber que estão dentro. Todos estes Roga (enfermidades), seus sintomas e seu resultados.
Dhamma é a medicina para Roga, enfermidade espiritual, por tanto, a questão que estamos discutindo aqui é a questão da mente/espirito. O Buda veio a conhecer esta enfermidade, e que se encontra uma cura para ela, e se utilizam da cura para livrar-se da enfermidade. Depois de fazer em si mesmo, Buda pode ensinar acerca de Roga, sua cura, e a forma de administrar o remédio. Por favor, compreenda o Buda desta maneira apenas. Se você é afetado pela enfermidade espiritual, você deve estar interessado em conhecer o Dhamma. Não obstante, se está livre desta enfermidade perdem o tempo em conhecer o budismo, seus ensinamentos.
Repito, qualquer pessoa que não tenha nenhuma enfermidade espiritual não deve perder tempo em estudar o Dhamma.