A Oração
Às vezes, rezamos tanto e parece que não obtemos o sucesso almejado com as orações. Parece que mergulhamos num mar de palavras vãs, distantes e nem estamos devidamente atentos ao seu significado. Nos dispersamos durante a reza, nos distraímos, divagamos.
A oração só é devidamente satisfatória e concreta quando ela produz mudanças no nosso cotidiano. A oração verdadeiramente eficaz nos transforma. Ela muda o nosso olhar, ela amadurece as nossas emoções, ela deixa de ser uma oração sensitiva, que produz arrepios e se transforma numa oração consciente da necessidade de evoluirmos.
A oração verdadeira nos distancia das nossas necessidades mundanas, as quais nos invadem constantemente e nos aproxima de algo muito superior a nós, trazendo paz, calma, serenidade. Deixamos de ser incomodados por nossas vontades e surge em nós o desejo imenso de ter um coração verdadeiramente magnânimo e passamos diuturnamente a implorar que isto aconteça. A oração verdadeira faz crescer em nós o senso de justiça, de honestidade, de sinceridade e nos torna, cada vez mais, humildes, simples, mesmo que bem cuidados. Ao bem rezar, paulatinamente compreendemos o quanto nosso corpo significa, o seu real valor como habitat do divino, que assim deseja estar dentro de nós. Nos tornamos, progressivamente mais permissivos à ação do Espírito Santo em nossas vidas. E somos revestidos pela mais deliciosa coragem, a de estar a serviço de Deus neste mundo, com todas as consequências que isto implica.
A oração verdadeira nos lapida, nós que somos tão toscos, progressivamente nos tornamos aprimorados, temos esmero no nosso falar, somos comedidos em nossas atitudes, pensamos bastante antes de agir, defendemos os nossos com elegância e não temos medo de ser.
Antes de começar a rezar, verifique o efeito da oração em sua vida, reavalie os seus pedidos, veja se verdadeiramente você está disposto a essa entrega diária a um novo propósito mais humano e mais divino. Verifique o efeito da oração sobre ou seus conceitos, suas escolhas, seu modo de vestir, de se portar, de se apresentar. Avalie se as mudanças estão acontecendo em você e ao seu redor.
A verdadeira oração nos transforma em pessoas melhores. Não é o balbuciar de palavras que nos liberta e salva, é o conceder que as palavras nos convertam. Que todos os joelhos se dobrem para que com orações sinceras sejamos aprimorados.