Um novo olhar sobre o sofrimento – Parte III
Terceira parte
Gostamos de dizer que Dhamma é um medicamento para a enfermidade ou Roga. Gostaria de utilizar esta palavra Pali “Roga”, porque tem um significado claro e útil.
Ainda que é geralmente traduzido como “enfermidade”, Roga, literalmente significa: “a que atravessa como punhal”, por tanto causando muita dor. Não sabemos muito bem a tradução em inglês, por isso preferimos a palavra “Roga”. Seu significado é seguro e adequado: punhalada, perfuração. Dhamma é algo que pode curar este apunhalada e perfuração de Roga.
O Roga que estamos mais interessados é espiritual. Podemos chamar de “enfermidade espiritual”. Enfermidade física atravessa o corpo, a enfermidade espiritual se sente como punhaladas na mente/espirito. Dhamma é este último recurso. Se não temos a enfermidade espiritual vir a estudar o Dhamma é uma completa perda de tempo. Por tanto, todos devemos olhar de perto a fim de reconhecer os dois tipos de Roga: enfermidade física, Roga do corpo, enfermidade espiritual, Roga da mente ou coração, espírito. Em seguida olhar dentro de você mesmo- agora!
Existe alguma enfermidade espiritual em você?
É você livre da enfermidade espiritual ou simplesmente o suportável?
Começamos nosso estudo do Dhamma conhecendo nossos próprios Roga. Você deve buscar em olhar dentro de você até ver e descobrir como te afeta a enfermidade espiritual. Para isso tem que olhar dentro! Se não você não terá um bom começo para estudo do Dhamma. A menos que compreender a Roga dos que sofrem, só estudando o Dhamma é impossível. Em realidade a maioria das pessoas já tem algum conhecimento da enfermidade espiritual, mas a maioria são leves, dispersos e não estão claros.
Vamos falar da enfermidade um pouco mais com o fim de deixar mais claro. Todos os problemas que perturbam a mente são problemas que surgem da consciência de que vamos ficar velhos, adoecer e morrer. Estes são os primeiros sintomas da enfermidade.
Nossas mentes estão perturbadas pelos problemas que derivam do fato de que todos vamos envelhecer, enfermar e morrer. Estes problemas são os primeiros que temos que olhar. A seguir temos mais três que geram vários problemas: a separação das coisas que amamos. As experiências das coisas que não gostamos e em seguida termos que ir sem cumprir nossos desejos.
Estes são os problemas gerais que conduzem à enfermidade espiritual. Antes de nada, cada um de nós devemos conhecer estes problemas ou Roga como experiência dentro de si próprio.
Por isso, o princípio do Dhamma deve ser estudado e aprendido internamente, em lugar de externamente. Devemos aprender da vida mesma. Aprender todas as coisas descobrindo com experiências em todo o corpo. Por favor assegurem-se de conhecer o interior unicamente, e não se preocupar em aprender fora. As coisas que aprendemos de fontes externas, tais como livros e conversações, não são nunca suficientes. Só olhando dentro poderemos chegar a entender completamente estas enfermidades espirituais.