Despedida do asfalto: conheça 10 carros que saíram de linha no Brasil em 2023
- Volkswagen Voyage
O clássico sedã Volkswagen Voyage, que já havia encerrado sua produção em 2022, deu adeus oficialmente em fevereiro de 2023. O modelo desapareceu do site da Volkswagen, deixando saudades para os fãs e passando o bastão para o Virtus como representante do sedã de entrada da marca. - Renault Captur
O SUV da Renault, Captur, não resis-tiu às baixas vendas, mesmo após uma reestilização em 2021 e a in-clusão de um motor 1.3 turbo. Com as vendas aquém do esperado, o Captur saiu de cena, abrindo espaço para novas apostas da montadora france-sa. - Renault Stepway e Logan
O Sandero Stepway, apesar de ainda constar no site da Renault devido ao estoque, não é mais produzido em São José dos Pinhais (PR). A chegada do inédito Kardian, previsto para março de 2024, marca a substituição oficial do Stepway. Enquanto isso, o sedã Logan também se encaminha para a aposentadoria, aguardando o anúncio oficial da Renault. - Renault Zoe
Apesar do aumento nas vendas de carros elétricos, o Renault Zoe, pio-neiro nesse segmento, não teve o sucesso esperado. A marca optou por retirar o compacto das lojas no Brasil, trazendo o Megane E-Tech como su-bstituto. Globalmente, o Zoe será su-bstituído pelo aguardado Renault 5. - Kia Cerato
Com apenas 14 unidades vendidas no primeiro semestre de 2023, o Kia Cerato deixou de ser importado, re-fletindo a tendência de declínio dos sedãs médios. Atualmente, o seg-mento é representado por poucos modelos, incluindo Toyota Corolla, Nissan Sentra e Volkswagen Jetta. - Chevrolet Cruze e Cruze Sport6
Os modelos Cruze, tanto na versão sedã quanto no hatch, deixaram de ser fabricados na Argentina, indi-cando o encerramento da produção. O segmento de hatches médios no Brasil perde mais um representante, seguindo a tendência de preferência por SUVs. - Chevrolet Bolt e Bolt EUV
O Chevrolet Bolt e o Bolt EUV, sua versão SUV, deixam de ser produzidos no mundo todo, abrindo caminho para uma nova geração. No Brasil, o modelo elétrico foi vendido com motor de 203 cv e baterias de íons de lítio. O Bolt EUV, teve uma chegada breve, com 200 unidades para atender a demanda antes de dar espaço à produção da Silverado elétrica nos EUA. - Chevrolet Camaro
O icônico Chevrolet Camaro se despede do Brasil com uma série especial Collection, limitada a 125 unidades. Equipado com um poderoso motor V8 de 461 cv, o Camaro se despede da versão a combustão, dando indícios de que o nome pode viver em um novo carro elétrico, ainda sem detalhes sobre sua forma, seja cupê ou SUV. - Peugeot 2008 (1ª geração)
Desde 2015, o Peugeot 2008 tem sido uma presença marcante nas ruas brasileiras, com seus motores 1.6 aspirado e 1.6 turbo THP. Após oito anos de serviços prestados, o SUV compacto está prestes a dar seu adeus. A despedida da primeira geração abre espaço para a chegada da nova versão do SUV, que será feita a partir de 2024, na Argentina. - Jaguar F-Type
O Jaguar F-Type encerra 75 anos de um legado marcante de esportivos a combustão, despedindo-se com a série especial 75, composta por 14 unidades destinadas ao Brasil. Com a efeméride, a Jaguar direciona seu foco para modelos elétricos, marcando o fim de uma era no mundo dos carros esportivos a combustão.
Com informações www.otempo.com.br/autotempo