A importância de ter cuidados em relação ao uso do imóvel
Ao fazer o projeto de uma edificação um dos principais fatores que utilizamos para os cálculos e para as especificações técnicas é o uso de cada ambiente. Então depois de concluída a obra a edificação deve ser utilizada de acordo com o que foi previsto nos projetos. Por isso é tão importante a entrega e apresentação do manual de uso, operação e manutenção dos imóveis, nele consta todas as informações referente ao uso do imóvel.
Saber como usar e o que poder ser feito em cada área do imóvel é fundamental para se evitar alguns problemas e desgaste na edificação.
Sim a forma como utilizamos a edificação pode fazer com que ocorram alguns problemas.
Veja bem se colocarmos materiais sobre uma laje calculada como laje de cobertura sem prever o peso desses materiais sobre ela estaríamos provocando uma sobrecarga na estrutura e um dos sinais que observamos quando isso acontece são as trincas.
Outro exemplo comum é que se esbarrarmos constantemente móveis nas paredes ou arrastarmos pelo chão estaremos causando choque ou atrito com o revestimento que irá riscar, desgastar, afundar ou desprender. Se isso ocorre em um sistema de vedação, de impermeabilização nessa área da superfície ocorrerá a perda dessa função.
Poderíamos listar inúmeras atividades de mal uso que poderiam gerar problemas nas construções como rompimentos de tubos de PVC, aquecimento da fiação da rede elétrica, trincas e riscos em vidros, fraturas em telhas e madeiras dentre muitos outros. Mas um terceiro exemplo de mal uso das edificações e muito comum ocorre na hora da faxina: algumas pessoas tem o hábito lavar as áreas do secas do imóvel, isso leva a aparecer vários sinais indicando problemas de diversas formas como infiltração, vazamento, mofo, abatimento de piso, lixiviação, trincas.
Se você percebeu algum desses sinais na edificação fique atento, pois eles indicam que há algo errado, os sinais mostram as manifestações patológicas, busque ajuda de um engenheiro para identificar a causa e saiba como realizar as manutenções da forma correta.