Metas, propósitos e planos
Encontrei alguma dificuldade em planejar as metas para 2024. Abri várias vezes o planner e fiquei meio paralisada, pensando, pensando, pensando… e nada. Algumas coisas nas quais pensava em colocar no papel, hoje, com mais maturidade, sei bem que não são metas, mas propósitos de vida. Imaginei colocar algumas metas numéricas para tentar ser mais objetiva, e assim fiz. Porém, não fiquei satisfeita com as anotações. Pensei em metas de viagens, passeios, anotei. Tudo me parecia tão frágil, supérfluo, pouco consistente. Fechei o planner e pensei em deixar para lá. Todo fim de ano, abro a última página da agenda ou do planner e vejo se tive sucesso no que planejara no início do ano. Contudo, neste ano, não sabia o que anotar. Levei um tempo para compreender que me afastei de grandes planejamentos e que deixei para trás muito do que considerava importante. Sei exatamente o que quero e busco, mas vejo como uma construção diária o que almejo. Talvez, não queira mais passear pelo futuro, em imaginação ou sonho.
Quero exatamente, substancialmente, o presente. Quero o dia de hoje bem vivido. Quero o presente que me é ofertado a cada amanhecer para que eu o desembrulhe, rasgando o papel, do meu jeito, ou desfazendo o laço, vagarosamente. Quero abraçar este presente a cada despertar, pois assim agindo é a mim que eu também abraço. Quero me entregar a cada dia, não às minhas metas, mas ao meus propósitos de vida. E desejo, intensamente desejo que as metas no fim do ano alcançadas sejam consequência dos propósitos que bem vivi, diariamente.
Quero saborear este presente que Deus me oferece a cada manhã, me lambuzar neste presente, apreciar o seu sabor de forma inocente e ao mesmo tempo madura. Quero rir de mim, sorrir para mim, fazer a melhor entrega do que sei fazer. Quero cuidar bem desse templo no qual minha alma habita, e cuidar dessa alma para que o templo se sinta feliz. Sei que essa ideia de iniciar um novo ano é benéfica, que traz espe.ranças e renova desejos. Todavia, na verdade seguimos… Quero a bondade. Quero a bondade que transforma o hoje de tantas pessoas. Quero um coração verdadeiramente bom, capaz de transmitir a luz que o ilumina e rege. Quero ser justa e mansa. E muito grata pela oportunidade em cada hoje de evoluir e crescer.