Brasileiro é o consumidor mais apegado com o próprio carro, traz estudo inédito
Uma pesquisa inédita da consultoria Bain & Company revelou que os brasileiros têm maior apego emocional aos veículos do que os consumidores de outros países.
O estudo avaliou toda a jornada de compra, da escolha do modelo aos gastos com serviço e manutenção após a aquisição, e apontou que os brasileiros registraram a maior nota dentre os cinco países avaliados, com 92 pontos. O México foi o único país com nota próxima, com 91 pontos. Os Estados Unidos obtiveram 81 pontos, a China (72) e o Canadá (66).
A grande diferença das avaliações dos brasileiros diante de consumidores de mercados mais desenvolvidos é justificada por alguns fatores, como a maior dificuldade de comprar um veículo, que por aqui é a segunda maior conquista do cidadão, só perdendo para a compra de um imóvel.
“Este cenário é diferente nos mercados mais desenvolvidos, onde o acesso ao veículo é um pouco mais fácil”, de acordo com Carlos Libera, um dos sócios da Bain & Company. “Por aqui, a compra de um carro é um momento muito importante e, por este motivo, o cliente pesquisa mais e se envolve mais”.
A renda geral da população na comparação com o preço final de um veículo também tem uma distância maior do que em outros mercados, outro ponto que eleva a ligação do brasileiro com o veículo.
Após conseguir adquirir determinado carro, o apego aumenta: um a cada dez brasileiros indicaria o modelo que tem na garagem para outra pessoa apenas por razões emocionais, à medida que tratam o bem como um objeto dos sonhos, conquistado com um grande investimento. Durante esta jornada, com o carro atendendo a suas expectativas, a identificação com a marca também cresce.
Custo-benefício e segurança
Na hora da compra, a relação custo-benefício aparece como item mais importante no Brasil, apontou o estudo da consultoria internacional. A segurança é o segundo ponto mais relevante para os consumidores e, neste caso, os canadenses demonstraram a mesma visão, mas atribuindo notas um pouco menores.
No Brasil, o custo-benefício foi o item mais relevante, com 85 pontos, contra 80 no Canadá, e a segurança recebeu 84 pontos e 80 pontos, respectivamente.
Na China, Estados Unidos e México, a segurança apareceu como fator mais importante na decisão de compra, sendo que a maior nota foi registrada no mercado mexicano, com 88 pontos, contra 84 no mercado estadunidense, e 78, na China.
Perfil muda no segmento de luxo
A sustentabilidade dos veículos também foi avaliada na pesquisa e, em todos os mercados, clientes do segmento de luxo demonstram mais preocupação com o tema do que os consumidores de veículos populares.
Isso acontece porque modelos híbridos e elétricos são mais caros quando comparados com um similar com motor a combustão, mas o Brasil foi o País que apresentou a maior distância de pontuação do público de luxo e o público de massa, porque por aqui a diferença de preços é ainda maior.
“Esta discrepância reforça uma necessidade de conscientização maior dos consumidores, mas reflete, também, a necessidade de políticas de incentivo que permitam que veículos sustentáveis sejam acessíveis a todos os públicos. Assim, cada vez mais consumidores brasileiros poderão aliar sua paixão por automóveis a uma postura mais amigável com o meio ambiente.”
Com informações de otempo.com.br/autotempo