O vilão dos dentes
Quem não gosta de comer doces? O excesso desses alimentos, no entanto, não combina em nada com os nossos dentes, e podem causar doenças, afetando a saúde bucal. Segundo a dentista Maristela Lobo, essa predileção associada à má escovação dos dentes pode acarretar danos sérios.
Conforme a especialista explica, as doenças bucais mais comuns, que aparecem nesses casos são as cáries, e a doença periodontal, que eliminam os tecidos ao redor dos dentes, gengiva, ligamento periodontal e osso. Essas doenças consideradas infecciosas são causadas por espécies diferentes de bactérias, que em sua maioria, utilizam os açúcares como alimento.
– Desta forma, os doces se tornam um potente substrato para a multiplicação bacteriana – afirma.
No entanto, como ficar apenas olhando as guloseimas é tarefa inglória, a dentista recomenda que após o consumo desses alimentos, é necessário fazer a higienização da boca, com fio dental e escovação correta.
– O ideal é escovar os dentes até 15 minutos após a ingestão dos doces, pois, geralmente a partir desse período as bactérias estarão metabolizando os açúcares ingeridos e fabricando ácidos, que são bastante prejudiciais aos tecidos bucais – alerta Maristela.
Por esse motivo, o melhor é escovar os dentes após o consumo desses alimentos, para que o efeito da escovação tenha efeito.
O consumo desses produtos no período da noite é o menos recomendado, conforme destaca a especialista.
– Na parte da noite, a ação protetora da saliva está minimizada, uma vez que a saliva contém anticorpos, enzimas e outros compostos antibacterianos, que ajudam o organismo a retardar a ação das bactérias, se a higienização bucal estiver sendo feita de maneira adequada, o indivíduo estará livre desse mal durante a noite, mas, se o mesmo não escovar os dentes, estará susceptível a ter uma doença bucal – ressalta.
De acordo com Maristela, o ideal é consumir os doces, duas vezes por dia no máximo. E somente depois das principais refeições, e não nos intervalos entre elas, como é usual.
A recomendação seria optar por doces diet, ou seja, sem açúcar, pois, eles não contêm sacarose. Todavia, como eles são destinados para indivíduos diabéticos, há algumas restrições que devem ser observadas.
– De certa forma, esses alimentos são menos prejudiciais aos dentes e gengiva, quando comparados aos similares açucarados, mas, devem ser consumidos de forma moderada, pois podem trazer outros problemas à saúde sistêmica – afirma.
– Os melhores alimentos para a saúde do nosso organismo como um todo são: frutas, oleaginosas, verduras, legumes, fibras, proteínas animais, derivados de leite, ricos em cálcio, e carboidratos complexos, como as raízes – finaliza Lobo.
Com informações
gauchazh.clicrbs.com.br