10 dicas para reforçar os cuidados com os pets nos dias quentes
Assim como nós, os pets também precisam de alguns cuidados especiais nestes dias mais quentes.
Os animais de estimação, como cães e gatos, não transpiram como os humanos, para a regulação da temperatura corporal. Para eles, esse processo se dá, principalmente, por meio da respiração, por isso, em dias quentes, quando ofegantes e com a boca aberta, eles tentam diminuir a sua temperatura corporal, na intenção de se refrescar.
Contudo, durante os dias muito quentes, apenas essa capacidade natural pode se tornar insuficiente e levar o animal a um processo de hipertermia (situação em que o corpo apresenta um aumento acentuado da temperatura) e este quadro é considerado de emergência. Para evitar esse tipo de situação, confira abaixo 10 dicas de cuidado com os pets em dias mais quentes e que são fundamentais para o melhor conforto e saúde deles.
1 – Mantenha seu pet sempre hidratado
Para isso, pode-se aumentar o número de bebedouros pela casa e até dispor de modelos que tenham movimento de água para estimular a ingestão e consumo, principalmente de gatos. Nos dias de calor extremo, fornecer água gelada ou colocar alguns cubos pequenos de gelo na água do pet,
2 – Evite passeios e exercícios nos períodos mais quentes do dia
Evite os horários entre as 10h e 17h. Dê preferência para locais que possuam sombra, árvores e piso de grama – que não esquenta tão rapidamente quanto os pisos de concreto e asfalto. É sempre importante lembrar que as patas dos pets são altamente sensíveis e podem esquentar rapidamente, o que pode levar a formação de machucados e lesões.
3 – Dê banhos regulares e mantenha seu pet tosado
4 – Utilize meios alternativos para refrescar o seu pet
Piscinas infantis ou até mesmo bacias de tamanhos suficientes para serem confortáveis podem ser boas soluções para brincadeiras com água nos dias de calor. Além disso, os tapetes gelados ou toalhas úmidas também são uma alternativa boa e prática para amenizar o calor dos pets.
5 – Tenha cuidado ao deixar o pet sozinho em casa
É importante deixar sempre água e comida disponíveis aos pets, acondicionadas à sombra. Deixar um ventilador ou ar condicionado ligado ou até mesmo uma fresta da janela aberta
6 – Nunca deixe seus pets sozinhos no carro
7 – Utilize filtro solar nos pets
Utilizar filtro solar específico para os pets, principalmente nos animais de pelo curto, pelagem branca e mucosas claras. Aplicar nas áreas próximas aos olhos, orelhas e focinho
8 – Não deixe a ração exposta ao sol
O sol e o calor podem levar ao processo de oxidação, e com isso, ocasionar danos à saúde gastrointestinal do animal.
9 – Cuidados extras com cães idosos, com sobrepeso e problemas de saúde e animais de focinho curto
Geralmente são mais suscetíveis a hipertermia.
10 – Atenção a pulgas e carrapatos
Em épocas quentes e úmidas, a incidência de pulgas e carrapatos torna-se mais comum e, com isso, aumentam as doenças por eles transmitidas.
Com informações – www.btaaditivos.com.br