Anjos
Sei que cada um de nós tem seu anjo de guarda, não é a esse tipo de anjo que vou me referir aqui.
Há pessoas que são como anjos, tal a bondade que determina suas condutas ao longo de sua existência, a maneira humilde com a qual vivem, a simplicidade do seu ser que as transforma em pessoas tão especiais e diferenciadas. Num mundo habitado por pessoas predominantemente egoístas, preocupadas somente com sua satisfação pessoal, dominadas pelo orgulho, exageradamente consumistas, entretidas com futilidades, esses anjos existem e sua grandeza é reconhecida aos poucos, aos olhos de todos.
Fala-se tanto em amor próprio, em não dar o braço a torcer, em ser pontual nas respostas e até agressivo em certas situações, as pessoas estão tão preocupadas em sua autopromoção, em serem super valorizadas, assediadas, amadas e queridas, às vezes se expondo até mais do que dita o bom senso, e esses anjos estão na contramão de tudo isso. Vagueiam com sorrisos largos, abençoam a todos, têm sempre palavras, olhares e gestos de carinho, são receptivos e atenciosos com ricos e pobres, em qualquer situação, a qualquer hora. Revestidos de uma dignidade diferente dos humanos, algo muito além de um ser unicamente terreno, essas pessoas-anjos se despem de vaidades e embora muito sérias, seu carinho transborda.
Com o passar do tempo, muita gente tem muita história para contar em relação à presença de pessoas anjos em suas vidas. Um caso aqui, uma ajuda ali, algo engraçado, algo surpreendente, mas sempre uma irretocável dádiva, sempre um amor presente de forma desprendida, natural e autêntica. A presença dessas pessoas diferenciadas ilumina os lugares, amplifica a bondade de outras, pois se tornam modelo por um exemplo contagiante. A serenidade que transmitem em suas atitudes enobrece os lugares nos quais atuam.
Itaúna foi agraciada por pessoas assim, conheço algumas, mas ao escrever esse texto, me lembrei especialmente de Maria Emy, com quem tive a honra de conviver nos meus tempos de plantonista do Pronto Socorro do Hospital Manoel Gonçalves. Um anjo, cuja vida foi uma oração e uma benção para todos os itaunenses.
Fotos Mariana Rezende
Amiga muito querida e de tantos anos .
Só pessoas com o coração como o da tia Maria Emy sabem reconhecer a grandeza da alma dela. Sei que você é uma delas.
O sl (127) da missa de hoje .
Eu agradeço vosso amor, porque fizestes ; naquela dia, em que gritei . Vós me escutates e aumentastes o vigor da minha alma .
Assim foi tia Maria para mim .
Um exemplo de fé, humildade . Ela me ensinou no silêncio.
Deus lhe pague amiga .