Populares na Ásia, triciclos utilitários chegam ao Brasil
Muito populares nas ruas de países asiáticos, onde são conhecidos como “tuk-tuk”, os triciclos Piaggio Ape usados para o transporte de passageiros e cargas chegam ao Brasil. Importados da Índia, os triciclos são comercializados pela 2W Motors em duas versões: City Passenger e Cargo. A empresa brasileira aposta na versatilidade e economia de combustível dos veículos para popularizar os triciclos no País.
“Além de versáteis, são econômicos, pois rodam 33 km com um litro de gasolina” seu câmbio tem cinco velocidades com marcha ré e velocidade máxima chega a 60 km/h, destaca Raul Fernandes Jr., sócio-diretor da 2W Motors. Criados há cerca de 70 anos, na Itália, onde também são populares, os triciclos Piaggio derivam da popular scooter Vespa. Por terem um motor pequeno, de 230 cm³ e 300 cm³, consomem pouco combustível. Além disso, têm câmbio semelhante às antigas Vespa PX 200 e guidão ao invés de um volante.
Essas características resultam em outras vantagens do triciclo Piaggio Ape Cargo em comparação com outros veículos utilitários, segundo empresário. “Para pilotar os triciclos não precisa de CNH profissional, apenas categoria A, para motos”, explica o diretor da 2W Motors. Por isso, também ficam isentos do rodízio na cidade de São Paulo.
Contudo, não exigem o uso de capacete, pois há um cinto de segurança e um habitáculo, que também protege o condutor e os passageiros das intempéries do clima. Com isso, o valor do IPVA também é menor do que para caminhões, já que são classificados como motos.
Outra vantagem em relação aos Veículos Urbanos de Carga, os tais VUC, é o preço inferior, ressalta Raul Fernandes Jr. Com capacidade para transportar até 500 kg na caçamba, o triciclo Piaggio Ape Cargo custa R$ 42.900 no Brasil, valor bem inferior se comparado a outros utilitários. Já o Ape Passenger, capaz de transportar até três passageiros, sai por R$ 41.900.
Com informações de mobilidade.estadao.com.br