80 anos do Colégio Sant’Ana ‘‘Gente Formando Gente’’
Na década de trinta, a cidade de Itaúna contava com o Grupo Escolar Dr. Augusto Gonçalves, para o denominado “Ensino Primário” e a Escola Normal que oferecia continuidade de ensino para as meninas, oportunizando-lhes tornarem-se professoras.
Para os meninos, a oferta se restringia aos quatro anos de curso primário. Aqueles cujas famílias possuíam melhores condições financeiras iam para internatos em Pará de Minas, Belo Horizonte e Caraça. Os menos favorecidos não tinham oportunidade de continuarem os estudos.
Percebendo a necessidade de se corrigir tal situação, alguns itaunenses se reuniram para criar um ginásio. Entre esses, destacamos o então vigário da Paróquia, Pe. José Ferreira Neto; Sr. José de Cerqueira Lima, diretor da Itaunense; Sr. Victor Gonçalves de Sousa, diretor da Santanense; Dr. Lincoln Nogueira Machado, prefeito; o Dr. Niso Pena, juiz de direito.
Fundaram o Ginásio Sant’Ana a 22/10/43 que funcionou primeiramente na casa da Família Cerqueira Lima, à Rua Silva Jardim e era mantido pela Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Sousa Moreira.
Dificuldades várias foram enfrentadas galhardamente pelo Sr. José Edwards Santiago, encarregado de levar o projeto adiante.
Decidiu-se então por buscar o auxílio de Padres americanos para a administração do Ginásio Sant’Ana. Esses padres ficaram aqui por pouco tempo. E as dificuldades aumentavam. Optou-se, então, por vender o Ginásio para os padres holandeses da Congregação do Espírito Santo, que constituíram a Sociedade Civil Ginásio Sant´Ana. Inicialmente, colocaram funcionando um internato, seminário e externato masculino. Mais tarde, o regime passou a ser apenas de externato misto.
Com o trabalho dos referidos padres, o Colégio foi crescendo, solidificando-se, ampliando as construções com muito esforço e dedicação. Com muita justiça, destacamos Padre José Wetzels que dedicou sua vida ao Colégio desde 1958 e, junto com uma equipe que ele soube formar, conduziu o Sant´Ana, para que chegasse ao que é hoje: cartão de visita da cidade pela beleza de seu aspecto físico. Acresce-se a esse, uma personalidade forte, fruto da mentalidade que reina entre todos os alunos e funcionários: “Gente Formando Gente”, tendo como símbolo o favo, sinal de união, trabalho, produção do doce conhecimento de bem viver.
Nisto consiste a missão do Colégio: formar nos melhores padrões éticos e morais um cidadão consciente, crítico, capaz de contribuir para a construção de um mundo melhor, mais humano, mais digno, verdadeira civilização do amor.
O Colégio Sant´Ana já contribuiu para a formação de mais de 20.000 alunos de Itaúna e região. Atualmente, atende a 1700 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e conta com 140 colaboradores que não medem esforços para oferecer uma educação da mais alta qualidade.
Instalado em uma área de 60.000 m2 possui uma exemplar estrutura física, com amplas salas com recursos multimídia , centro de idiomas, laboratórios de química, física, biologia, centro de educação tecnológica e biblioteca, possui ainda imensa área verde, capela, teatro, área de esporte e lazer com piscinas, academia de ginástica, campo de futebol, quadras e ginásio poliesportivo e um belo sítio para passeios ecológicos. Amanhã dia 22, o Colégio Sant’Ana estará realizando uma caminhada festiva com alunos, familiares e colaboradores vestidos com as cores do colégio, azul, laranja e branco. A concentração será às 8h no colégio.